quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Conferência Estadual de Comunicação tem comissão organizadora


Abertura de diálogo com a sociedade para a construção de uma política de comunicação no país é o desafio da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, um chamamento do Governo Federal para o amplo debate que pretende envolver todos os setores da sociedade civil, profissionais de comunicação, empresários. Para realizar a etapa estadual, que ocorre em Rio Branco nos dias 30 e 31 de outubro, foi instituída na manhã desta sexta-feira, 2, a comissão organizadora paritária, composta de 10 membros e seus suplentes, com o compromisso de cumprir a agenda institucional da conferência e dar formato às discussões.
A reunião cumpriu o objetivo de organizar o segmento em torno da discussão. "Por não possuir representação organizada no Estado propusemos esta reunião à parte com o setor empresarial para que possa indicar os seus nomes. Os representantes do governo e da sociedade civil foram definidos por entidade", disse o secretário de Comunicação, Aníbal Diniz.
O setor foi dividido em quatro categorias: TV e Rádio, Internet, Telecomunicações e Mídia Impressa. O gerente administrativo da TV União irá representar as emissoras de televisão; o jornalista Altino Machado, o setor de Internet onde se incluem sites, blogs e provedores; a mídia impressa será representada pelo diretor comercial do jornal A Tribunal, José Severiano de Freitas e o jornalista Sílvio Martinello. O setor de Telecomunicações, representado pela empresa Oi, irá definir um nome até a próxima segunda-feira.
Dos 20% que compete ao Governo na comissão organizadora estão o jornalista Itaan Arruda Dias, diretor de jornalismo da TV Aldeia, e um representante da Universidade Federal do Acre, cujo nome ainda será indicado. A sociedade civil organizada terá voz por meio do Sindicato dos Jornalistas do Acre, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Conselho Estadual de Cultura e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC).
"Há muito o que ser discutido e as opiniões divergem, mas o que todos concordam é a liberdade com que o processo está sendo construído. O Governo Federal quer ouvir a comunidade sobre o tema, quer saber qual a comunicação mais eficiente para a defesa dos direitos do cidadão, principalmente a partir da internet que trouxe problemas novos e interessantes para serem discutidos e resolvidos , inclusive para os governos e empresas", avalia o representante do Governo do Estado na comissão, jornalista Itaan Arruda Dias.
A 1ª Conferência Estadual de Comunicação discutirá temas como meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital, prevê ainda a realização de uma pré-conferência na filmoteca da Biblioteca Pública, dia 16 de outubro. O evento vai ser transmitido ao vivo pela Rádio e TV Aldeia, emissoras do Sistema Público de Comunicação do Acre a todos os 22 municípios do Acre.
(Golby Pullig, Agência de Notícias do Acre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.