quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Debate Público nesta sexta-feira precede Conferência Estadual de Comunicação no Acre

A I Conferência Estadual de Comunicação já tem dia e local certos: 30 e 31 de outubro, no teatro da Usina de Arte João Donato. Mas antes de realizar este grande encontro que promete reunir comunicadores de todo o Estado, a comissão organizadora do evento promove nesta sexta-feira, 16 de outubro, um debate público para aproximar mais os participantes do tema da conferência nacional, proposta pelo Governo Federal. "O debate servirá para nós refinarmos os roteiros, qualificarmos mais a discussão. É como uma etapa preparatória para a Conferência estadual", diz o jornalista Itaan Arrudas, um dos representantes do Governo do Estado na comissão organizadora.

Este primeiro encontro acontece a partir das 9 horas na Filmoteca da Biblioteca Pública, em Rio Branco. Mas não será restrito à capital. O diferencial do Estado do Acre na Conferência, será a garantia de participação de moradores dos 22 municípios nas discussões, através do Sistema Público de Comunicação. A Tv Aldeia, as rádios Aldeia FM e Difusora Acreana, farão a transmissão ao vivo de todo o debate e também da conferência estadual, assim como a Agência de Notícias, que trará além das notícias e fotos, um vídeo ao vivo para quem quiser acompanhar via internet. "O Acre é o único estado do país que reúne essas condições adequadas para promover um debate como esse envolvendo todos os municípios. Isso graças a um investimento público importante do Governo do Estado no fortalecimento do Sistema Público de Comunicação, que democratiza a informação e a participação da população acreana em discussões importantes como essa", avalia Itaan.

Nos municípios foram firmadas parcerias com as Câmaras de Vereadores, onde haverá a transmissão do debate e das conferências e de onde os moradores poderão enviar sugestões, críticas e propostas via email ou telefone. "Foi uma maneira que o Governador Binho Marques encontrou de fazer com que as comunidades do interior possam participar, expor aquilo que pensam a respeito da comunicação, já que não haverá conferências municipais".

Para o debate, já foram escolhidos os debatedores. Entre os jornalistas, participam Antônio Alves, Altino Machado e Marcos Afonso. Haverá ainda um representante da Universidade Federal do Acre, que é o vice-reitor, Pascoal Muniz. E dois representantes de lideranças comunitárias: o presidente da União dos Moradores de Rio Branco (Umarb), Gilson Albuquerque, e um membro do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDDHEP) a ser confirmado.

Itaan Arruda ressalta que o debate terá como foco a comunicação, e não o jornalismo. "O jornalismo é um dos elementos de análise do debate, mas não é o foco. Nós vamos falar sobre comunicação como um elemento humano, como uma ferramenta que nós utilizamos para falar, criar valores, criar conceitos".

E dentro desse conceito de comunicação nos dias de hoje, surge um novo elemento: a era digital. É por isso que o tema da I Confecom é "Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital".

A Conferência Nacional de Comunicação será realizada de 14 a 17 de dezembro, uma data que foi remarcada pelo Governo Federal a pedido do Presidente Lula que fez questão de participar do encontro.

Para participar do Debate Público:

Quando: 16 de outubro, a partir das 9 horas
Local: Filmoteca da Biblioteca Pública do Acre
Via email: escreva para debate.com@ac.gov.br (durante o debate)
Por telefone: ligue para 3223-1702 ou 3222-6937 (durante o debate)
(Mariama Morena, Agência de Notícias do Acre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.